Por incontáveis vezes ouvi nos processos de criação que o “papel aceita tudo”. Hoje, imersa em mais um processo criativo dos tantos que passam em nossas mãos rotineiramente, me deparei com essa indagação e então na consequente reflexão: o que impede uma ideia de sair do papel e se tornar realidade?
Focando especificamente em live Marketing, para não abrir demais o leque, eu acredito que 3 sejam os grandes desafios:
CUSTO
Onde está a novidade? Limite de orçamento é a raiz das barreiras impeditivas de grandes ideias, só que eu não entrarei aqui na obviedade do custo da viabilização em si, vou entrar num buraco mais embaixo que é custo do time de criação, o qual não entra na planilha. Ter insights coerentes e viáveis custa caro, é o tal do parafuso certo a ser apertado na hora do conserto do motor. Brainstorm depende de repertório, de conhecimento, de vivência e convivência. Brainstorm depende de estudo, de viagem. Depende de shows, livros, mostras e museus. Depende de olhar e absorção. Tudo isso é matéria-prima criativa não tangível. Criatividade tem valor imensurável. Nem sempre o time contratado para a criação tem background e isso faz com que eventuais ideias despertadas sejam inviabilizadas e aí pronto, a ideia fica lá no papel.
LOGÍSTICA
Algumas ideias não são deslocáveis e isso influencia diretamente no processo criativo da ação. É “fácil” atender grandes polos com novidades e exclusividades. Num país continental como o nosso, replicar ações regionalmente pode ser desgastante ou até mesmo o principal fator impeditivo. Mais uma vez ter um time coeso é fundamental, dessa vez com conhecimento do micro e do macro, ou seja, conhecimento regional e global. Conseguir cruzar essas duas realidades é crucial para viabilizar ações, ativações e eventos de diferentes portes. Entra aqui nessa questão um ponto fora da curva que é o relacionamento, ter uma boa relação com fornecedores locais que encurtarão os caminhos das pedras faz toda a diferença. Não levar isso para a mesa na hora da criação para encurtar distâncias é aumentar a chance do papel ficar com a ideia mais uma vez.
REPRESENTATIVIDADE
A ideia é boa, mas não representa o cliente? Ponto para o papel que levou mais uma! No Marketing, inúmeras frases de efeito levam para a máxima do “nada se cria, tudo se copia” e eu nem preciso citar fontes para que qualquer um de nós, em segundos, encontre máximas como essa perambulando por aí. Esqueçam o sentido político da palavra, na Língua Portuguesa representatividade é o caráter do que é representativo, ou seja, é tudo aquilo que está interligado a algo ou outrem. Para que um time possa criar de forma assertiva para um cliente, ele precisa compreender em detalhes sua história, seus valores, suas premissas. Ter uma equipe preparada e imersa na realidade do cliente facilita o processo criativo e a viabilização dos projetos.
Quer vencer o desafio contra o papel? Há um elemento comum entre os 3 fatores que eu elenquei aqui e que é essencial para essa vitória: o time…a equipe…as pessoas! Sim… no final do dia o processo criativo não passa de um duelo de gigantes entre o papel e a pessoa. Somente time treinado e que joga junto que vence o campeonato. Como tem jogado o seu time por aí?